Janeiro Roxo: prefeitura encerra o mês com ação de diagnóstico de Hanseníase em Campina Grande
A ação, que é aberta a todas as pessoas, iniciou às 7h e vai até às 16h, no Centro de Referência em Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase de Campina Grande
Por Camilla Barbosa31 JAN - 15H34
Durante esta quarta-feira (31), a Secretaria de Saúde está realizando a última ação da campanha Janeiro Roxo, visando ao diagnóstico e tratamento da Hanseníase. A ação, que é aberta a todas as pessoas, iniciou às 7h e vai até às 16h, no Centro de Referência em Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase de Campina Grande, situado na AV. Rio Branco, 584, na Prata.
O centro é referência no tratamento da doença em Campina Grande e para 42 outros municípios que fazem parte da terceira macrorregião de saúde da Paraíba. Em 2023, foram atendidas 1.615 pessoas no setor de enfermagem, 1.443 de fisioterapia e 1.284 de serviço social no local.
A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae a qual atinge a pele e alguns nervos, o que faz com que a pessoa perca sua força muscular, a sensibilidade tátil e sinta dor. Outros sintomas incluem a sensação de formigamento, fisgadas ou dormências nas extremidades; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção do suor; caroços e placas em qualquer local do corpo. Por meio de medicação apropriada, a doença é curada.