Representatividade: estudantes e professores criam Calendário Étnico
O calendário foi apresentado nesta segunda-feira, 20 de novembro, Dia Nacional Da Consciência Negra
Por Camilla Barbosa20 NOV - 15H34
Alunos e professores da Escola Estadual Cidadã Integral Escritor Virginius da Gama e Melo, nas Malvinas, criaram um calendário étnico, como forma de representar a identidade preta dos alunos. O calendário foi apresentado nesta segunda-feira, 20 de novembro, em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra.
O calendário foi idealizado pela professora de Português, Genilda Gouveia. A ideia foi uma sugestão de uma das alunas após serem abordados em sala de aula grandes nomes pretos da história, cultura e política, bem como obras de referência a respeito da diversidade e do empoderamento preto.
As fotos, feitas pelo jornalista Caio Beltrão, foram transformadas em um calendário com estética fortemente inspirada em elementos tradicionais da cultura afro e do nordeste brasileiro. Ele conta ainda com algumas das principais datas de relevância social para o movimento preto, bem como trechos da música "Lágrimas Negras", de Gal Costa, escolhida pelos alunos como a trilha sonora desse momento.
Confira na reportagem de Sabrina Lima.